quinta-feira, 31 de maio de 2012

Projeto Horta na Escola Polo Municipal Prefeito Adê Marques


Projeto Horta na Escola Polo Municipal Prefeito Adê Marques


1. Identificação
Nome da Escola: E.P.M. Pref.Adê Marques Local: Ponta Porã - MS
Série: Jardim a 5° ano Matutino e Vespertino
Professores envolvidos: todos os professores

2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema: A ideia central é promover através desse projeto, a integração da escola com a comunidade. O objetivo é a implantação de uma horta que vise beneficiar a escola e seus respectivos alunos, bem como envolver um cuidador dentre os pais dos alunos.

3. Justificativa: As atividades ligadas ao uso do solo como: revolver a terra, plantar, arrancar o mato, podar, regar e colher não só constituem ótimo exercício físico como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com a natureza. Este projeto desenvolverá atividades que despertem na criança o interesse no cuidado com o meio ambiente.
 

4. Objetivos:
- Motivar os alunos a valorizar o meio ambiente;
- Conscientizar de que a vida depende do ambiente e que o ambiente depende de cada cidadão desse planeta;
- Promover estudos, pesquisas e debates sobre as questões ambientais, alimentares e nutricionais;
- Estimular descobertas através de pesquisas realizadas com o uso da internet;
- Incentivar a mudança dos hábitos alimentares através do consumo de hortaliças e legumes;
- Valorizar a produção agrícola e o trabalhador rural;
- Pesquisar na internet diferentes tipos de sementes;
- Identificar processos de semeadura, cultivo e colheita;
- Conhecer pela degustação os diferentes tipos de alimentos e nomeá-los;
- Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde;
- Analisar e refletir sobre prejuízos de desperdícios alimentares;
- Pesquisar na internet a técnica da compostagem.

5. Conteúdos: Todas as disciplinas, serão envolvidas.

6. Disciplinas envolvidas - Todas as disciplinas envolvidas.


7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma - envolver a terra, plantar, arrancar o mato, podar, regar e colher não só constituem ótimo exercício físico como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com a natureza. Este projeto desenvolverá atividades que despertem na criança o interesse no cuidado com o meio ambiente.

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não): computadores/ máquina fotográfica/ data show/ Projetor do MEC/ Aparelho DVD/ TV/ Rádio/ Caixa de som e microfones.

9. Registro do processo: Os registros serão feitos por meio de fotos e relatórios.

10. Avaliação e Resultados esperados: .A avaliação será feita através da observação contínua e constante durante todo o desenvolvimento do projeto.
11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado - A divulgação será no blog e no site da escola