IDENTIFICAÇÃO
Ponta
Porã, fevereiro de 2014
Escola
Polo Municipal Prefeiro Adê Marques
Professora
da sala de tecnologia: Helena Berenyi de Matos
TÍTULO:
Leitura e escrita: “Clic e continue”
TURMA:
5º ano "A", 3º e 4º anos
PERÍODO: Matutino e Vespertino
- Diretora do NTEM (Núcleo de Tecnologia Municipal): Kedma Caroline de Souza Moraes
- Multiplicadora: Mirta Beatriz Souza e Adriana Manfio
- Diretora da E.P.M.Prefeito Adê Marques: Cleide Morais de Souza Santos
- Coordenadoras: Mirta Rie Tominaga, Elizabeth Brites Rodrigues, Rosângela Mari Dias
- Professora da sala de tecnologia: Helena Berenyi de Matos
- Professora colaboradora do projeto: Claudia Rodrigues dos Santos
JUSTIFICATIVA:
Segundo a contadora de histórias “Alda Luba”, o ato de contar
histórias é a mais antiga e paradoxalmente, a mais moderna forma de
comunicação, pois, o narrador escritor, ao contar histórias, forma
uma comunidade de ouvintes leitores capaz de conservá-las ao lê-las
e contá-las novamente. É neste contexto que as atividades
propostas neste projeto propõem diversas formas de se contar
histórias e ao mesmo tempo fazer a inclusão digital.
JT - Pais & mestres JORNAL DA TARDE Domingo, 10.09.06 – São
Paulo-SP. P.01
Por meio do site da Revista Nova Escola: WWW.novaescola.org.br
OBJETIVO
GERAL:
Com
o objetivo de aproveitar a sala de tecnologia da escola para
incentivar a prática de leitura e escrita de histórias por meio de
abordagem “educomunicativa” coordenada pela professora da sala de
tecnologia, este projeto propõe uma atividade com ênfase na
inclusão social e digital dos alunos.
OBJETIVO
ESPECÍFICO:
O
ato de escrever e ler histórias aumenta a auto-estima da criança e
permite a aproximação do espaço escolar de uma forma lúdica.
Com
esta atividade os alunos em duplas ou em grupo estarão exercitando
seu potencial de expressão e identidade, sua capacidade de fazer
síntese, a leitura e a escrita, a interação com diversas
linguagens da arte das mídias e com maneiras de propiciar novos usos
para o computador na escola.
RECURSOS:
- Web
- Produtor de texto Librewiter
- KolourPaint
- LibreOffice Impress Apresentação
- Blogger
- Notbook
- Projetor do MEC
- Caixa de som
- Câmera digital
METODOLOGIA:
- Na sala de tecnologia os alunos assistirão aos vídeos: clip de música legendada. “A baratinha” e Fábulas inesquecíveis: “O Leão e o Ratinho”. “A Formiga e a cigarra”. “Três Porquinhos”. A professora chamará atenção dos alunos para o narrador na história, os personagens que aparecem , o cenário e para os sinais de pontuação, a partir daí os alunos criarão a produção da própria história, primeiramente oral, depois escreverão no caderno de produção de texto para a apreciação da professora regente.
- Esta atividade deverá ser feita na sala de tecnologia com acompanhamento da professora colaboradora e da professora da sala de tecnologia.
No Linux Educacional com o programa kolourpaint os alunos darão
início a sua história com título e um parágrafo redigido e
ilustrado de acordo com o tema livre. As histórias produzidas serão
salvas em pastas com o nome da turma e do aluno autor.
- Nesta aula cada aluno abrirá sua pasta no computador, a professora e os alunos farão a leitura das histórias, momento de troca de impressão e revisão dos textos.
- A professora selecionará uma história para que seja postada no blogger da escola BLOGGER: EPM Pref. Ade Marques onde os alunos podeão ler e clicar no espaço: “postar comentário” para dar continuação à história do colega ou propor um final para a mesma. E assim sucessivamente produzirão um texto coletivo. O professor ficará atento às dificuldades operacionais dos alunos em relação aos programas de edição de texto e desenho, auxiliando-os com maior conhecimento, criando um processo coletivo de ensino - aprendizagem
- No decorrer do desenvolvimento deste projeto, tendo em vista que os leitores do blog podem postar comentários sobre a história lida, será hora de ver os comentários. É possível divulgar o endereço do blog para pais, amigo, membros da comunidade e outras escolas.
CRONOGRAMA
Este projeto se desenvolverá no decorrer do ano letivo de 2014,
sendo que no primeiro semestre terá uma apresentação das etapas já
realizadas.
- 20/02 entrega do nome do projeto e turma atendida;
- 31/03 justificativa e objetivo geral e específico;
- 01/04 início do desenvolvimento do projeto;
- 10 a 11 de junho apresentação das etapas desenvolvidas;
- Continua no decorrer do ano letivo.
AVALIAÇÃO
A avaliação será processual de acordo com o desenvolvimento das
ações propostas na metodologia do projeto.
BIBLIOGRAFIA
ABRAMOVICH, Fany. Por uma arte de contar histórias.
Literatura infantil. Gostosuras e Bobices, Ed. Scipione;
GOMES, Maria João. Blogs: Um recurso e uma estratégia pedagógica
em
https:repositorium.solum.uminho.pt/bitstream/1822/4499/1/Blogs.final.pdt;
MONEREO, Carlos. Psicologia da Educação Virtual Ed. Penso.
ALARCÃO, Isabel. Professores Reflexivos 8 edição Ed.
Cortez
NOVA escola ANO 29 Número 270 março 2014 pág. 78 (Use e abuse dos
blogs)
Revista Nova Escola: WWW.novaescola.org.br
Texto 01.
Clic no comentário e ajude a aluna Evelyn do 5º ano "A" continuar a sua história.
Texto 02
Comentado
Leitura do blog e comentários
Produção aluno Eberson e Douglas
Produções
Produções alunos Lucas e Vinícius
alunos do 5ª Ano
III Seminário
de Tecnologia Educacional