quarta-feira, 14 de maio de 2014

PROJETO STE: "Clic e continue"

IDENTIFICAÇÃO
Ponta Porã, fevereiro de 2014
Escola Polo Municipal Prefeiro Adê Marques
Professora da sala de tecnologia: Helena Berenyi de Matos
TÍTULO: Leitura e escrita: “Clic e continue”
TURMA: 5º ano "A", 3º e  4º anos
PERÍODO: Matutino e Vespertino
  • Diretora do NTEM (Núcleo de Tecnologia Municipal): Kedma Caroline de Souza Moraes
  • Multiplicadora: Mirta Beatriz Souza e Adriana Manfio
  • Diretora da E.P.M.Prefeito Adê Marques: Cleide Morais de Souza Santos
  • Coordenadoras: Mirta Rie Tominaga, Elizabeth Brites Rodrigues, Rosângela Mari Dias
  • Professora da sala de tecnologia: Helena Berenyi de Matos
  • Professora colaboradora do projeto: Claudia Rodrigues dos Santos
JUSTIFICATIVA:
Segundo a contadora de histórias “Alda Luba”, o ato de contar histórias é a mais antiga e paradoxalmente, a mais moderna forma de comunicação, pois, o narrador escritor, ao contar histórias, forma uma comunidade de ouvintes leitores capaz de conservá-las ao lê-las e contá-las novamente. É neste contexto que as atividades propostas neste projeto propõem diversas formas de se contar histórias e ao mesmo tempo fazer a inclusão digital.
JT - Pais & mestres JORNAL DA TARDE Domingo, 10.09.06 – São Paulo-SP. P.01
Por meio do site da Revista Nova Escola: WWW.novaescola.org.br
OBJETIVO GERAL:
Com o objetivo de aproveitar a sala de tecnologia da escola para incentivar a prática de leitura e escrita de histórias por meio de abordagem “educomunicativa” coordenada pela professora da sala de tecnologia, este projeto propõe uma atividade com ênfase na inclusão social e digital dos alunos.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
O ato de escrever e ler histórias aumenta a auto-estima da criança e permite a aproximação do espaço escolar de uma forma lúdica.
Com esta atividade os alunos em duplas ou em grupo estarão exercitando seu potencial de expressão e identidade, sua capacidade de fazer síntese, a leitura e a escrita, a interação com diversas linguagens da arte das mídias e com maneiras de propiciar novos usos para o computador na escola.
RECURSOS:
  • Web
  • Produtor de texto Librewiter
  • KolourPaint
  • LibreOffice Impress Apresentação
  • Blogger
  • Notbook
  • Projetor do MEC
  • Caixa de som
  • Câmera digital
METODOLOGIA:
  • Na sala de tecnologia os alunos assistirão aos vídeos: clip de música legendada. “A baratinha” e Fábulas inesquecíveis: “O Leão e o Ratinho”. “A Formiga e a cigarra”. “Três Porquinhos”. A professora chamará atenção dos alunos para o narrador na história, os personagens que aparecem , o cenário e para os sinais de pontuação, a partir daí os alunos criarão a produção da própria história, primeiramente oral, depois escreverão no caderno de produção de texto para a apreciação da professora regente.



  • Esta atividade deverá ser feita na sala de tecnologia com acompanhamento da professora colaboradora e da professora da sala de tecnologia.
No Linux Educacional com o programa kolourpaint os alunos darão início a sua história com título e um parágrafo redigido e ilustrado de acordo com o tema livre. As histórias produzidas serão salvas em pastas com o nome da turma e do aluno autor.



  • Nesta aula cada aluno abrirá sua pasta no computador, a professora e os alunos farão a leitura das histórias, momento de troca de impressão e revisão dos textos.



  • A professora selecionará uma história para que seja postada no blogger da escola BLOGGER: EPM Pref. Ade Marques onde os alunos podeão ler e clicar no espaço: “postar comentário” para dar continuação à história do colega ou propor um final para a mesma. E assim sucessivamente produzirão um texto coletivo. O professor ficará atento às dificuldades operacionais dos alunos em relação aos programas de edição de texto e desenho, auxiliando-os com maior conhecimento, criando um processo coletivo de ensino - aprendizagem



  • No decorrer do desenvolvimento deste projeto, tendo em vista que os leitores do blog podem postar comentários sobre a história lida, será hora de ver os comentários. É possível divulgar o endereço do blog para pais, amigo, membros da comunidade e outras escolas.



CRONOGRAMA
Este projeto se desenvolverá no decorrer do ano letivo de 2014, sendo que no primeiro semestre terá uma apresentação das etapas já realizadas.



  1. 20/02 entrega do nome do projeto e turma atendida;
  2. 31/03 justificativa e objetivo geral e específico;
  3. 01/04 início do desenvolvimento do projeto;
  4. 10 a 11 de junho apresentação das etapas desenvolvidas;
  5. Continua no decorrer do ano letivo.
AVALIAÇÃO
A avaliação será processual de acordo com o desenvolvimento das ações propostas na metodologia do projeto.



BIBLIOGRAFIA
ABRAMOVICH, Fany. Por uma arte de contar histórias. Literatura infantil. Gostosuras e Bobices, Ed. Scipione;



GOMES, Maria João. Blogs: Um recurso e uma estratégia pedagógica em https:repositorium.solum.uminho.pt/bitstream/1822/4499/1/Blogs.final.pdt;



MONEREO, Carlos. Psicologia da Educação Virtual Ed. Penso.



ALARCÃO, Isabel. Professores Reflexivos 8 edição Ed. Cortez
NOVA escola ANO 29 Número 270 março 2014 pág. 78 (Use e abuse dos blogs)
Revista Nova Escola: WWW.novaescola.org.br



Texto 01.
Clic no comentário e ajude a aluna Evelyn do 5º ano "A" continuar a sua história.



Texto 02
Comentado

Leitura do blog e comentários

Produção aluno Eberson e Douglas



Produções



Produções alunos Lucas e Vinícius

alunos do 5ª Ano















III Seminário 
de Tecnologia Educacional 




segunda-feira, 12 de maio de 2014

Arraiá no Adezinho


A Escola Polo Municipal Prefeito Adê Marques Convida a população em geral 
para a festa junina aqui na Vila Áurea. 
Professores e alunos estão se preparando para recebê-los
com uma festa divertida.
Até lá.





Alfabeto fônico na sala de tecnologia

Professores da Escola Polo Municipal Prefeito Adê Marques contam com a ferramenta da multimídia 
software: alfa-fônico para auxiliar na alfabetização de seus alunos.  A interação com a tecnologia se torna uma  metodologia dinâmica e lúdica.











Iniciativa da professora da sala de tecnologia Helena Berenyi de Matos. Depois desta aula os alunos passam a manusear os computadores com mais segurança agilizando assim o desenvolvimento das aulas das professoras Fátima Jane1ºB, Deolinda JDII, Onadir 1ºA/D. 

Homenagem para as Mães 2014

Professores preparando mimo para as mães de seus alunos.


Na sala de tecnologia aula de espanhol com a professor Adriana, software tuxpaint e lindas mensagens.





 Painéis com pinturas para decorar o pátio da escola.



Cartãozinho , flôr e bombom.



Ensaio de cantos com ajuda de vídeo legendado.


Na sexta-feira dia 09 de maio de 2014 
homenagem para as mães na Igreja Nossa Senhora do Rosário na Vila Áurea
A Escola Polo Municipal através da diretora Cleide Moraes juntamento com as coordenadoras Betinha, Mirta e Rosângela fizeram a acolhida das pessoas que ali se fizeram presente.


Alunos apresentaram músicas...

Teatro: Papéis invertidos. 
com a professora de Artes Tânia e seus alunos



 As mães prestigiaram as apresentações de .
seus filhos, a igreja estava lotada de pessoas e repleta de  emoções.

Poesia em espanhol com a Professora Adriana.


Coordenadora Rosângela e Betinha 
na organização.



O Padre Paulo que carinhosamente sempre está conosco
nas homenagens oferecida à comunidade escolar.



Alunos da professora Eva e Cleunice apresentaram a música 
de Rick e Rener ( Mãe). 



4ºano A da professora Eloiza música : Minha mãe.




Alunos do 2º ano D professora Sandra apresentaram a música: Palavrinha mágica. 



A professora da sala de tecnologia Helena Berenyi de Matos acompanhou o evento dando suporte tecnológico com as mídias (datashow, vídeos, músicas, som ambiente...)


Parabéns para a equipe de funcionários da escola por mais este evento
que proporciona a integração da família na escola.