quarta-feira, 14 de maio de 2014

PROJETO STE: "Clic e continue"

IDENTIFICAÇÃO
Ponta Porã, fevereiro de 2014
Escola Polo Municipal Prefeiro Adê Marques
Professora da sala de tecnologia: Helena Berenyi de Matos
TÍTULO: Leitura e escrita: “Clic e continue”
TURMA: 5º ano "A", 3º e  4º anos
PERÍODO: Matutino e Vespertino
  • Diretora do NTEM (Núcleo de Tecnologia Municipal): Kedma Caroline de Souza Moraes
  • Multiplicadora: Mirta Beatriz Souza e Adriana Manfio
  • Diretora da E.P.M.Prefeito Adê Marques: Cleide Morais de Souza Santos
  • Coordenadoras: Mirta Rie Tominaga, Elizabeth Brites Rodrigues, Rosângela Mari Dias
  • Professora da sala de tecnologia: Helena Berenyi de Matos
  • Professora colaboradora do projeto: Claudia Rodrigues dos Santos
JUSTIFICATIVA:
Segundo a contadora de histórias “Alda Luba”, o ato de contar histórias é a mais antiga e paradoxalmente, a mais moderna forma de comunicação, pois, o narrador escritor, ao contar histórias, forma uma comunidade de ouvintes leitores capaz de conservá-las ao lê-las e contá-las novamente. É neste contexto que as atividades propostas neste projeto propõem diversas formas de se contar histórias e ao mesmo tempo fazer a inclusão digital.
JT - Pais & mestres JORNAL DA TARDE Domingo, 10.09.06 – São Paulo-SP. P.01
Por meio do site da Revista Nova Escola: WWW.novaescola.org.br
OBJETIVO GERAL:
Com o objetivo de aproveitar a sala de tecnologia da escola para incentivar a prática de leitura e escrita de histórias por meio de abordagem “educomunicativa” coordenada pela professora da sala de tecnologia, este projeto propõe uma atividade com ênfase na inclusão social e digital dos alunos.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
O ato de escrever e ler histórias aumenta a auto-estima da criança e permite a aproximação do espaço escolar de uma forma lúdica.
Com esta atividade os alunos em duplas ou em grupo estarão exercitando seu potencial de expressão e identidade, sua capacidade de fazer síntese, a leitura e a escrita, a interação com diversas linguagens da arte das mídias e com maneiras de propiciar novos usos para o computador na escola.
RECURSOS:
  • Web
  • Produtor de texto Librewiter
  • KolourPaint
  • LibreOffice Impress Apresentação
  • Blogger
  • Notbook
  • Projetor do MEC
  • Caixa de som
  • Câmera digital
METODOLOGIA:
  • Na sala de tecnologia os alunos assistirão aos vídeos: clip de música legendada. “A baratinha” e Fábulas inesquecíveis: “O Leão e o Ratinho”. “A Formiga e a cigarra”. “Três Porquinhos”. A professora chamará atenção dos alunos para o narrador na história, os personagens que aparecem , o cenário e para os sinais de pontuação, a partir daí os alunos criarão a produção da própria história, primeiramente oral, depois escreverão no caderno de produção de texto para a apreciação da professora regente.



  • Esta atividade deverá ser feita na sala de tecnologia com acompanhamento da professora colaboradora e da professora da sala de tecnologia.
No Linux Educacional com o programa kolourpaint os alunos darão início a sua história com título e um parágrafo redigido e ilustrado de acordo com o tema livre. As histórias produzidas serão salvas em pastas com o nome da turma e do aluno autor.



  • Nesta aula cada aluno abrirá sua pasta no computador, a professora e os alunos farão a leitura das histórias, momento de troca de impressão e revisão dos textos.



  • A professora selecionará uma história para que seja postada no blogger da escola BLOGGER: EPM Pref. Ade Marques onde os alunos podeão ler e clicar no espaço: “postar comentário” para dar continuação à história do colega ou propor um final para a mesma. E assim sucessivamente produzirão um texto coletivo. O professor ficará atento às dificuldades operacionais dos alunos em relação aos programas de edição de texto e desenho, auxiliando-os com maior conhecimento, criando um processo coletivo de ensino - aprendizagem



  • No decorrer do desenvolvimento deste projeto, tendo em vista que os leitores do blog podem postar comentários sobre a história lida, será hora de ver os comentários. É possível divulgar o endereço do blog para pais, amigo, membros da comunidade e outras escolas.



CRONOGRAMA
Este projeto se desenvolverá no decorrer do ano letivo de 2014, sendo que no primeiro semestre terá uma apresentação das etapas já realizadas.



  1. 20/02 entrega do nome do projeto e turma atendida;
  2. 31/03 justificativa e objetivo geral e específico;
  3. 01/04 início do desenvolvimento do projeto;
  4. 10 a 11 de junho apresentação das etapas desenvolvidas;
  5. Continua no decorrer do ano letivo.
AVALIAÇÃO
A avaliação será processual de acordo com o desenvolvimento das ações propostas na metodologia do projeto.



BIBLIOGRAFIA
ABRAMOVICH, Fany. Por uma arte de contar histórias. Literatura infantil. Gostosuras e Bobices, Ed. Scipione;



GOMES, Maria João. Blogs: Um recurso e uma estratégia pedagógica em https:repositorium.solum.uminho.pt/bitstream/1822/4499/1/Blogs.final.pdt;



MONEREO, Carlos. Psicologia da Educação Virtual Ed. Penso.



ALARCÃO, Isabel. Professores Reflexivos 8 edição Ed. Cortez
NOVA escola ANO 29 Número 270 março 2014 pág. 78 (Use e abuse dos blogs)
Revista Nova Escola: WWW.novaescola.org.br



Texto 01.
Clic no comentário e ajude a aluna Evelyn do 5º ano "A" continuar a sua história.



Texto 02
Comentado

Leitura do blog e comentários

Produção aluno Eberson e Douglas



Produções



Produções alunos Lucas e Vinícius

alunos do 5ª Ano















III Seminário 
de Tecnologia Educacional 




18 comentários:

  1. ...cada vez mais ele ficava brilhante deixando as crianças cansadas ...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Pensando que iria chover todas correram para dentro da casa, começaram a falar alto, a cantar fazendo muito barulho, aí a casa acordou. (waldyr Porfirio de Matos)

    ResponderExcluir
  4. De repente todas as janelas da casa se fecharam e a chuva começou a cair lá fora, foi então... (Professora Célia Lopes da Silva)

    ResponderExcluir
  5. ...que as
    crianças tiveram a ideia de assistir a um filme. Más TV não tinha alí...
    (Professora Helena B. Matos)

    ResponderExcluir
  6. ....surgiu uma das crianças falando ._Vamos brincar de passa anel?ninguém sabia como era essa brincadeira!!!! só a menina que deu a ideia que sabia como começar........(Prof.Fátima Mercedes Maksoud Batista).

    ResponderExcluir
  7. ...Ela disse: - Começa assim: tem que escolher uma pessoa para passar o anel na mão de todos que se sentam em círculo, e ela escolhe alguém para dar o anel. Depois ela pergunta para outra pessoa onde o anel está? Se acertar é ela que vai passar , se errar, então pergunta para outra pessoa e assim vai. Todos gostaram da brincadeira... (Aluna do 4ºAno B matutino - Isabeli Valdez dos Santos)

    ResponderExcluir
  8. ... brincaram por várias horas até que de repente escutaram um barulho. Broooww !!!
    Era um trovão.
    Todos se esconderam, então Joãozinho teve a ideia de brincar de pique-esconde dentro da casa, como havia muuuuito barulho, a casa também quis brincar escondendo a criançada...
    ( ASD matutino - Jaqueline Coronel )

    ResponderExcluir
  9. ... E nesse vai e vai , a janela se abriu. A nuvem tinha desaparecido, então o Sol apareceu todo brilhoso e falando sem parar... (Aluno 4ºAno B - João Gustavo)

    ResponderExcluir
  10. ...
    - Onde estão as crianças?, vim aqui somente para brincar com eles...( Estagiaria:Tatiane Moraes)

    ResponderExcluir
  11. ... E a casa queria brincar com as crianças, e elas saíram no jardim, mas a casa não podia sair dali. Depois escutaram a casa bater as janelas, estava muito brava porque as crianças não queriam mais brincar dentro dela... (aluna 3ºano E Gabriela Henrique)

    ResponderExcluir
  12. ... Foi quando a mãe de Bianca, que estava procurando por sua filha, chegou no jardim e disse: - Por que você saiu de casa sem me avisar???
    Ela respondeu: - É porque meus amigos estavam apurados.
    Joãozinho veio jundo dela e falou para a sua mãe: - Sou eu que falei para sua filha se apurar porque íamos ver a casa abandonada.... (aluna 3ºano E - Eliane Cardoso Cantero)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca pediu desculpas para sua mãe, deu tshaw para seus amigos, e foi embora... ( aluna 3º ano E - Juliana Beatriz Gênova)

      Excluir
    2. ... os amigos dela queriam ajudar, porque pensaram que sua mâe iria deixá-la de castigo. Cada um deu uma ideia... (4ºC - aluna Clarice Freitas Barroso)

      Excluir
    3. ... Joãozinho e os outros foram até a casa de Bianca e deram um presente de desculpa para a mãe dela. Então dona Lola convidou os amigos para entrar e serviu lanche para todos, assim fortaleceu o laço de amizade entre eles... (4ºC - aluno Matheus Gonçalves Camargo)

      Excluir
    4. ... e sua mãe deixou ela brincar com seus amigos, mas Joãzinho pediu para dona Llola ir com eles... (4ºC - alunos Lucas Vinicius Diaz Duarte e Paola Mariely Maciel)

      Excluir
    5. Então dona Lola disse:
      - Só se for naquela casa abandonada e dorminhoca que vocês conhecem, porém iremos amanhã porque já está anoitecendo.
      No outro dia Bianca acordou e descobriu que era um sonho.
      (5º A alunos Julio Michael, Julio Cesar, Douglas, ...)




      Excluir