segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Projeto Agentes da Paz


Parceiros envolvidos
Escola Pólo Municipal Prefeito Adê Marques
Diretora:Giseli Souza de Oliveira
Coordenadoras:
Cleide Morais de Souza Santos
Edicleide Ayala Matheussi
Maria Olga Aquino
Professora de Tecnologia: Monalisa Mara Meninelli Molina
Professores: Todos
Alunos da escola



Justificativa
O Projeto “Agente da Paz”, tem como proposta elaborada e formatada pela Comissão Pedagógica, em etapa posterior a uma série de debates realizados com todos os inicialmente envolvidos, para definições quanto à concepção, diretrizes e metodologias para sua execução.
É importante lembrar que toda esta realidade de violências presente no cotidiano dos brasileiros vem merecendo destaque e preocupação por parte de nossas autoridades, sejam elas do poder executivo, legislativo ou judiciário. Nisso, pode-se destacar “O Pacto pela Paz”, instituído pela ONU, do qual o Brasil é signatário. A Declaração e Plano de Ação para uma Cultura de Paz, aprovada por unanimidade pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 13 de setembro de 1999, elegeu a década 2001-2010 para dedicação integral a uma Cultura de Paz e Não-Violência às crianças do mundo, sendo obrigação dos países signatários o resgate de valores, atitudes, tradições e estilos de vida voltados para a Paz com sua incorporação a nossa conduta diária.
O Projeto constitui-se um dos desdobramentos das campanhas em prol da paz que vêm sendo realizadas nos últimos anos em todo o mundo, em várias regiões do Brasil. Contudo, mais do que fertilizar tais campanhas – periódicas e pontuais – adota seu sentido como processo, constituído a partir e com o estabelecimento de uma rede de relações (inter) institucionais e (multi) profissionais, das esferas estatais e da sociedade civil organizada, aí envolvidos os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
Assim perspectivado, propõe o desenvolvimento de ações parceiras para o enfrentamento da violência, nas suas diferentes manifestações que, infelizmente, permeia e perpassa a nossa sociedade em escala crescente. Para tanto, uma de suas metas é trabalhar no sentido de substituir a cultura da violência instalada – poder-se-ia dizer, praticamente institucionalizada –, por uma nova cultura: de paz.
As diretrizes principais partem de dois eixos:
1- Formação de Multiplicadores do Projeto;
2- Ações pedagógicas desenvolvidas a partir dos ambientes escolares

Objetivos
O objetivo central do projeto é promover espaços de articulação, reflexão, Brincadeiras, formação e implementação de ações, tendo como temática a cultura da paz. E isso em todo o espaço escolar: na ótica dos idealizadores do “Agente da Paz”, a educação para a paz implica num amplo processo participativo que busque mudar o nosso jeito de pensar, mudar nossos hábitos e promover o aprendizado da paz, da ética, da solidariedade, da cidadania ativa e da justiça.
Desse modo, a escola tem papel primordial no projeto, a proposição para o desenvolvimento do projeto é a partir da escola.
Entre os objetivos específicos do Projeto Agente da Paz estão:
Estimular as entidades públicas e privadas, a partir do espaço escolar, a concentrarem o desenvolvimento de atividades inerentes a estabelecer uma nova cultura pela paz, como modelo político pedagógico permanente, sem prejuízo das atividades desenvolvidas.
Incentivar as crianças à materialização de atos praticados em prol da construção da cultura da paz.
Impulsionar espaços de formação profissional com vista à sensibilização no que se refere à relevância atual da cultura da paz;
Promover e incentivar ações de diagnóstico das violências em suas mais variadas formas de apresentação;
Estimular e fortalecer a mobilização social em torno da cultura da paz, da não-violência e dos direitos humanos;
Promover ações com vistas à democratização dos órgãos responsáveis pela defesa da justiça na sociedade Pontaporanense, “Cidadania e justiça também se aprendem na escola”, por meio de projeto.
Divulgar técnicas de solução de conflito, mediante conciliação ou mediação, para aplicação no próprio ambiente escolar, com vistas à vivência mais pacífica entre seus membros e aprendizado para a vida adulta.

Público-alvo
O público-alvo do Projeto, portanto, são crianças integrantes da escola E.P.M. Pref.Adê Marques, além dos pais, familiares, professores e comunidade em geral.
Por fim, o processo da “Educação para a paz” encoraja a reflexão, o pensamento crítico e se baseia em valores como dignidade, igualdade, respeito e tolerância para com o outro. Pela nobreza e importância da causa, o projeto “Agente da Paz” merece, indubitavelmente, o pronto engajamento de toda a sociedade Pontaporanense.

Metodologia ou estratégia de execução
Em linhas gerais, para fins de operacionalização, o Projeto Agente da Paz obedecerá à seguinte estruturação metodológica, a saber:
Comissão da integraçãoGrupo de trabalho formado por 6 alunos do 5° Ano “A” e “B”, em periodos opostos os de aula.
Comissão pedagógicaGrupo de trabalho constituído com a responsabilidade de articulação e incentivo a grupos de estudo, grupos para a troca de experiências, produção de materiais pedagógicos, de divulgação e publicação afins.
Colete “Agente da Paz” - Instrumento destinado aos alunos escalados na atividade de estabelecer um recreio saudavél a todos na escola. A proposta do coletinho se situa na intenção de estimular iniciativas, e para a identificação dos “Agentes da Paz”, na escola. Neste sentido, sua concepção, seu significado e seu simbolismo caminham na direção do estabelecimento de estímulos à constituição de subjetividades predispostas ao exercício da ética da solidariedade, da justiça e da cidadania.
Finalmente, cabe ressaltar que, os pressupostos aqui relacionados têm a proposta de estabelecer as linhas gerais e norteadoras deste projeto, entendido como processo dinâmico de construção coletiva sempre sujeito a adaptações de cada comunidade. Buscou-se articular dessa forma esses conteúdos, buscando entender as diferentes realidades geopolíticas culturais e sociais que formam e caracterizam a cidade de Ponta Porã.

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