1) Identificação do Projeto
Título:
- Poesias
Direção:
- Giseli Souza de Oliveira
Coordenação:
- Cleide Moraes de Souza Santos
- Edicleide Ayala Matheussi
- Maria Olga Aquino do Nascimento
Professores envolvidos no projeto:
- Adriana da Silva Ribeiro
- Cleunice Leite Pereira
- Eloiza Riso da Silva
- Fátima Mercedes Maksoud Batista
Professor da STE:
- Monalisa Mara Meninelli Molina
- Wilson Fernandes Dias
Escola:
- E.P.M. Prefeito Adê Marques
Público Alvo:
- Alunos do 5º ano A e B
Turno:
- Matutino e Vespertino
2) Justificativa:
- A escola deve ser um lugar onde a criança tenha contato com os diferentes autores poéticos, para que venha despertar o interesse pela leitura e a escrita de novas poesias, reavivando a capacidade de olhar e ver o que é a essência do poético através de atividades que lhes permitam compreender que a poesia mexe com o sentimento e com a emoção do leitor e com isso começar a escrever suas primeiras linhas poéticas. Portanto, esse projeto tem a finalidade de descobrir o que as crianças já sabem sobre poesia e através de leituras, pesquisas, declamações, análise e interpretações, composições e escrita de poesias, ampliar o seu repertório.
3) Objetivo Geral:
- Familiarizar o aluno com a linguagem poética, com a poesia para que ele sinta prazer em ler, ouvir, declamar e criar poemas.
4) Objetivo Específico:
- Despertar o prazer pela leitura, escrita e interpretação de poemas e poesias.
- Recitar poesia explorando os recursos existentes.
- Reconhecer os poemas em suas diversas formas.
- Proporcionar ambiente de interação entre diferentes grupos de alunos no envolvimento de diversas disciplinas
- Resgatar sentimentos e valores.
- Dominar diferentes linguagens.
- Construir o conceito de rima e aplicá-la.
- Identificar o poema como gênero textual.
- Perceber as mensagens nas entrelinhas durante a leitura, escrita e interpretação de diferentes poemas
- Interagir com a família, através da leitura de poesias em casa
5) Metodologia e estratégia de ação:
- LÍNGUA PORTUGUESA:
- Conceito: poesia, poema, verso, rima, ritmo, quarteto, tercetos, sonetos.
- Leitura, escrita, interpretação, composição, declamação de poesias e poemas.
- Leitura de poesias em casa.
- Produzir poesias.
- Confeccionar caderno de poesias.
- HISTÓRIA:
- História da poesia e do poema.
- Leitura de biografias de escritores poéticos.
- LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA ESPANHOL:
- Poemas e poesias em Espanhol.
- Músicas, - canções em Espanhol.
- Produzir poesias em Espanhol.
- Declamação de poesias.
- Confeccionar poesias em Espanhol.
- ARTES:
- Ilustração das poesias e dos poemas.
- Dramatização.
- Sarau.
- EDUCAÇÃO FÍSICA:
- Cantigas de roda: corre cutia, ciranda cirandinha.
- Pular corda: um homem bateu em minha porta...
- SALA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL:
- Utilização do movie makie na produção de vídeos.
- Digitação no word.
- Pesquisa na internet.
6) Atividades:
- Seleção de poesias e poemas.
- Roda de leitura.
- Ouvindo poesias e poemas.
- Pesquisa na internet.
- Declamação de poesias.
- Produção de pequenos vídeos.
- Interpretando poesias e poemas.
- Cantigas de roda.
- Pulando corda.
- Ilustrando poesias e poemas.
- Sarau
7) Cronograma:
- maio a setembro
8) Recursos ( aplicativos / ferramentas utilizadas):
- Computador, Word, Write, Internet, movie maker e Data Show
- Livros de poesias e de poemas, caderno dos alunos, máquina fotográfica, micro systen, som, microfone, corda, pasta com poesias
9)- Avaliação:
- Avaliar a participação e o desempenho dos alunos na realização das atividades propostas
Nenhum comentário:
Postar um comentário