segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Projeto Poesias Ilustradas


1) Identificação do Projeto
Título:
  • Poesias
Direção:
  • Giseli Souza de Oliveira
Coordenação:
  • Cleide Moraes de Souza Santos
  • Edicleide Ayala Matheussi
  • Maria Olga Aquino do Nascimento
Professores envolvidos no projeto:
  • Adriana da Silva Ribeiro
  • Cleunice Leite Pereira
  • Eloiza Riso da Silva
  • Fátima Mercedes Maksoud Batista
Professor da STE:
  • Monalisa Mara Meninelli Molina
  • Wilson Fernandes Dias
Escola:
  • E.P.M. Prefeito Adê Marques
Público Alvo:
  • Alunos do 5º ano A e B
Turno:
  • Matutino e Vespertino

2) Justificativa:
  • A escola deve ser um lugar onde a criança tenha contato com os diferentes autores poéticos, para que venha despertar o interesse pela leitura e a escrita de novas poesias, reavivando a capacidade de olhar e ver o que é a essência do poético através de atividades que lhes permitam compreender que a poesia mexe com o sentimento e com a emoção do leitor e com isso começar a escrever suas primeiras linhas poéticas. Portanto, esse projeto tem a finalidade de descobrir o que as crianças já sabem sobre poesia e através de leituras, pesquisas, declamações, análise e interpretações, composições e escrita de poesias, ampliar o seu repertório.

3) Objetivo Geral:
  • Familiarizar o aluno com a linguagem poética, com a poesia para que ele sinta prazer em ler, ouvir, declamar e criar poemas.

4) Objetivo Específico:
  • Despertar o prazer pela leitura, escrita e interpretação de poemas e poesias.
  • Recitar poesia explorando os recursos existentes.
  • Reconhecer os poemas em suas diversas formas.
  • Proporcionar ambiente de interação entre diferentes grupos de alunos no envolvimento de diversas disciplinas
  • Resgatar sentimentos e valores.
  • Dominar diferentes linguagens.
  • Construir o conceito de rima e aplicá-la.
  • Identificar o poema como gênero textual.
  • Perceber as mensagens nas entrelinhas durante a leitura, escrita e interpretação de diferentes poemas
  • Interagir com a família, através da leitura de poesias em casa

5) Metodologia e estratégia de ação:
  • LÍNGUA PORTUGUESA:
  • Conceito: poesia, poema, verso, rima, ritmo, quarteto, tercetos, sonetos.
  • Leitura, escrita, interpretação, composição, declamação de poesias e poemas.
  • Leitura de poesias em casa.
  • Produzir poesias.
  • Confeccionar caderno de poesias.
  • HISTÓRIA:
  • História da poesia e do poema.
  • Leitura de biografias de escritores poéticos.
  • LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA ESPANHOL:
  • Poemas e poesias em Espanhol.
  • Músicas, - canções em Espanhol.
  • Produzir poesias em Espanhol.
  • Declamação de poesias.
  • Confeccionar poesias em Espanhol.
  • ARTES:
  • Ilustração das poesias e dos poemas.
  • Dramatização.
  • Sarau.
  • EDUCAÇÃO FÍSICA:
  • Cantigas de roda: corre cutia, ciranda cirandinha.
  • Pular corda: um homem bateu em minha porta...
  • SALA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL:
  • Utilização do movie makie na produção de vídeos.
  • Digitação no word.
  • Pesquisa na internet.

6) Atividades:
  • Seleção de poesias e poemas.
  • Roda de leitura.
  • Ouvindo poesias e poemas.
  • Pesquisa na internet.
  • Declamação de poesias.
  • Produção de pequenos vídeos.
  • Interpretando poesias e poemas.
  • Cantigas de roda.
  • Pulando corda.
  • Ilustrando poesias e poemas.
  • Sarau

7) Cronograma:
  • maio a setembro

8) Recursos ( aplicativos / ferramentas utilizadas):
  • Computador, Word, Write, Internet, movie maker e Data Show
  • Livros de poesias e de poemas, caderno dos alunos, máquina fotográfica, micro systen, som, microfone, corda, pasta com poesias

9)- Avaliação:
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos na realização das atividades propostas

Nenhum comentário:

Postar um comentário