segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Projeto: As cinco regiões brasileiras


Projeto: As cinco regiões brasileiras


Direção:
Giseli Souza de Oliveira
Coordenação:
Cleide Moraes de Souza Santos
Edicleide Ayala Matheussi
Maria Olga Aquino do Nascimento
Professores envolvidos no projeto:
Fátima Mercedes Maksoud Batista
Professor da STE:
Monalisa Mara Meninelli Molina
Escola:
E.P.M. Prefeito Adê Marques
Público Alvo:
Alunos do 5°Ano B
Turno:
Vespertino

Objetivos
a) Conceituais
1) Conhecer a divisão do Brasil em cinco regiões administrativas proposta pelo IBGE.
2) Compreender como os aspectos (ou sistemas) naturais e humanos criam espaços e estruturas que formam uma totalidade.
3) Conhecer os aspectos marcantes de cada região, a ocupação e a transformação desse espaço.

b) Procedimentais
- observar imagens;
- ler mapas;
- pesquisar, na sala de tecnologia.
- organizar a “Semana das Regiões”.

c) Atitudinais
- interessar-se pelas diferentes manifestações culturais e regionais da população brasileira.
- ponderar sobre as diferenças regionais
- trabalhar em grupo.

Publico Alvo: Ensino Fundamental, 5°ano B Vespertino.

Estratégia

A classe será dividida em cinco grupos
O Grupo 1 – Realizará o trabalho sobre a região Norte do Brasil;
O Grupo 2 – Realizará o trabalho sobre a região Nordeste do Brasil;
O Grupo 3 – Realizará o trabalho sobre a região Sudeste do Brasil;
O Grupo 4 – Realizará o trabalho sobre a região Centro-Oeste do Brasil;
O Grupo 5 – Realizará o trabalho sobre a região Sul do Brasil.
Sobre a região destinada ao seu grupo você deverá pesquisar os seguintes itens:

a) A formação territorial.
- os povos nativos antes da chegada dos portugueses
- o processo de colonização
- os principais centros urbanos
- as atividades econômicas (agropecuária, extrativismo, indústria, comércio).

b) A Geografia física
- relevo
- características gerais do clima
- vegetação - ecossistema predominante
- hidrografia

c) A Formação Cultural
- alimentação – pratos típicos
- festas folclóricas e religiosas
- brincadeiras e vocabulário (termos) regionais
- pontos turísticos.

As tarefas deverão ser divididas entre os componentes do grupo:
Pesquisa
Internet
enciclopédias
livros
revistas
jornais (caderno turismo, por exemplo).
fotografias
cartões-postais
mapas
Desenvolvimento do slide de cada região

2 – Capa e digitação
3 – Confecção de mapas (utilizar papel vegetal)


PARTES DO TRABALHO

* Cabeçalho contendo nome completo dos componentes do grupo, número, série, data.
* Título do trabalho: Região...
* Desenvolvimento: o grupo escreverá o que pesquisou sobre os seguintes itens:

a) A formação territorial.
- os povos nativos antes da chegada dos portugueses
- o processo de colonização
- os principais centros urbanos
- as atividades econômicas (agropecuária, extrativismo, indústria, comércio).

b) A Geografia física
- relevo
- características gerais do clima
- vegetação - ecossistema predominante
- hidrografia

c) A Formação Cultural
- alimentação – pratos típicos
- festas folclóricas e religiosas
- brincadeiras e vocabulário (termos) regionais
- pontos turísticos.

* Figuras e mapas
* Bibliografia: relação das fontes de pesquisa (internet, enciclopédias, livros, revistas jornais).

Conceitos
Região, regionalização, organização do espaço e divisão territorial do trabalho.

Habilidades e competências

Analisar, compreender, descrever, localizar e pesquisar o tema proposto. Entender a formação do espaço a partir do conceito de região.

Conclusão da atividade
Semana das regiões. Durante este período, os grupos deverão apresentar para toda a escola cada região em forma de slide, características sócio-culturais de cada região, como: pratos típicos, literatura, costumes, festas, danças típicas, lendas e folclore.









2 comentários:

  1. Que criativo! Os alunos envolvidos na pesquisa e participando em grupos. É tudo de bom. Parabéns professoras.
    Helena JBM

    ResponderExcluir
  2. GOSTEI MUITO DO SEU PROJETO. VOU REMANEJÁ-LO PAR EU TRABALHAR COM OS ALUNOS DO 5 ANO . OBRIGADA E CONTINUEM ASSIM. BEIJOS. MARIA LÚCIA CAMPELO EM GOIÂNIA, GOIÁS.

    ResponderExcluir